segunda-feira, 29 de abril de 2019

Rodas de Conversa sobre Pesquisas em Raça e Etnicidade


A ideia é abrir um espaço informal e democrático para o diálogo entre e sobre pesquisas da área de Antropologia nos temas raça e etnicidade, acessível aos alunos dos cursos diurno e noturno, da graduação e da pós-graduação, aberto à comunidade não universitária, realizado em encontros de curta duração, seguindo uma metodologia simples: 30 minutos de apresentação e 30 minutos de debate.
Com isso o PPGAS visibiliza suas reflexões sobre a temática, mas também marca posição em um contexto que, diante dos atuais retrocessos políticos, ela  se tornou ainda mais sensível e necessária.

domingo, 28 de abril de 2019

Seminário Atuação da Defensoria Pública (SP) na defesa da diversidade e da igualdade racial


Apresentação da atuação do Núcleo Especializado de Defesa da Diversidade e da Igualdade Racial (NUDDIR) da Defensoria Pública do Estado de São Paulo nos seguintes eixos de trabalho: 
  • enfrentamento ao genocídio da população negra; 
  • acompanhamento das cotas étnico-raciais implementadas em concursos públicos e universidades; 
  • implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que instituíram a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena na rede oficial de ensino; 
  • nos conflitos envolvendo Unidades de Conservação e Turismo de Base Comunitária.


Minio-biografia dos palestrantes:
Isadora Brandão Araujo da Silva é Defensora Pública em São Paulo, atuando como coordena o NUDDIR. Possui graduação, mestrado e é doutoranda em Direito pela USP, com pesquisa nas áreas de Direito Penal, Criminologia crítica, Criminologia feminista, Direitos Humanos, Feminismo interseccional, Justiça Racial e Estudos decoloniais.

Vinicius Conceição Silva Silva é Defensor Público em São Paulo, atuando como coordenador auxiliar do NUDDIR. Possui graduação e pós-graduação em Direito pela UFBA, onde desenvolveu pesquisa e extensão  no Serviço de Apoio Jurídico  para população carente e movimentos sociais de Salvador, atualmente trabalhando com a população negra e LGBT em São Paulo.

Organização:
José Maurício Arruti, German Moriones Polanía e Rosana Meneses / LAPA - Laboratório de Pesquisa e Extensão com Povos Tradicionais Afro-americanos (vinculado ao CERES - Centro de Estudos Rurais).