IFCH / UNICAMP
Curso de Graduação em Ciências Sociais
Disciplina Introdução à Antropologia:
natureza e cultura - HZ160-B
2016, primeiro semestre
2016, primeiro semestre
Terças feiras, 19-23hs
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Ementa:
Esta disciplina pretende apresentar as principais
discussões antropológicas em torno de natureza e cultura. Como se trata de uma disciplina de formação,
enfatiza-se o compromisso com os tópicos basilares da antropologia e a leitura
de pelo menos uma etnografia.
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Programa:
Aula 1 - 01/03 - Apresentação
- Leitura
em sala: BOHANNAN, 1966
- Leitura
complementar: MALINOWISKI,
1978.
BLOCO I – SOBRE A DICOTOMIA
Aula 2 - 08/03 – Nos limites da cultura: de natural
a primitivo
- Leitura
Obrigatória: CASTRO,
2005.
- Leitura
complementar: KUPPER,
2008 (Cap. 1 e 2, p. 17-62).
Aula 3 - 15/03 – Sociogênese e usos do conceito de
Cultura
- Leitura
Obrigatória: ELIAS,
1990; KUPPER, 2008 (Cap. 6, p. 161-186)
- Leitura
complementar: PIZZARO,
1998; MARCARIAN, 1980;
Aula 4 - 22/03– Críticas antropológicas à
dicotomia
- Leitura
Obrigatória: GEERTZ,
1978; LEVI-STRAUSS, 2009.
- Leitura
complementar: LEACH, 1989, INGOLD, 2005.
Aula 5 - 29/03– Revisão e Avaliação 1
(individual, em sala)
BLOCO II – DESNATURALIZANDO AS DIFERENÇAS
Aula 6 - 05/04 – Raça e etnia
- Leitura
Obrigatória: WEBER, 1991; BANTON, 1979.
- Leitura
complementar: BARTH, 1998; ARRUTI, 2014.
Aula 7 - 12/04 – Raça e casta na América
·
Leitura Obrigatória: SANTELLI, 2011; LÓPEZ-BELTRÁN
& GARCÍA DEISTER, 2013
·
Leitura complementar: STOLKE, 2006; LOPÉZ-BELTRÁN,
2008.
Aula 8 - 19/04 – Raça, cor e etnia no Brasil
- Leitura
Obrigatória: MONTEIRO, 1996; GUIMARÃES, 1995.
- Leitura
complementar: ARRUTI, 1997. PETRUCCELLI, 2013, PAGLIARO, 2005
Aula 09 - 26/04 – Revisão (coletiva em sala).
INTERRUPÇÃO PELA GREVE
DE DISCENTES, FUNCIONÁRIOS E DOCENTES
DA UNICAMP
INTERRUPÇÃO PELA GREVE
DE DISCENTES, FUNCIONÁRIOS E DOCENTES
DA UNICAMP
Aula 10 - 09/08 - Repactuando o curso
- Avaliação do processo de greve;
- Acertos em torno da reposição de aulas e da avaliação;
- Revisão da matéria dada.
BLOCO III – DESNATURALIZANDO O HUMANO
Aula 10 - 16/08 - Noção de Pessoa
Aula 10 - 16/08 - Noção de Pessoa
- Leitura
Obrigatória: MAUSS, 2003b; RUI, 2012.
- Leitura
complementar: MAUSS, 2003a
Aula 11 - 23/08 – A Fabricação do corpo
- Leitura
Obrigatória: SEEGER
et alli., 1979; WOORTMAN, 2008.
- Leitura
complementar: VIVEIROS
DE CASTRO, 1979.
BLOCO IV – DESNATURALIZANDO A NATUREZA
Aula 12 – 30/08 - Tempo e Espaço estruturais
- Leitura
Obrigatória: EVANS-PRITCHARD,
1978
Aulas canceladas:
Aula 13- Outras perspectivas sobre a natureza
- Leitura
Obrigatória: LIMA, 1999; DESCOLA, 2015.
- Leitura
complementar: SZTUTMAN,
2009.
Aula 14 - Políticas da natureza
- Leitura
Obrigatória: DIEGUES, 2000; LITTLE, 2006
- Leitura
complementar: FOLADORI e TAKS, 2004; BARRETO Fo.,
1997.
Aula 15 - Revisão, balanço do curso e
instruções finais para a Avaliação 3
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Bibliografia:
ARRUTI, José
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SANTELLI, Ricardo
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WOORTMAN,
Klass. 2008. Quente, frio e reimosso: alimento, corpo humano e pesoas. Caderno
Espaço feminino, vol. 19: 1. [on-line]
A segunda avaliação são as provas individuais (Avaliação 1 e 2), realizadas em sala, nas quais os alunos deverão responder a três questões desde já definidas:
A nota final resulta da média das três avaliações, à qual são somados (ou descontados) os eventuais pontos de participação.
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Dinâmica pedagógica
As aulas serão compostas pela alternância entre exposição oral do professor e discussão de textos da bibliografia teórica do curso, com ativa participação dos estudantes, baseada principalmente na discussão das Fichas de Leitura. Animando tal dinâmica, lançaremos mão de recursos auxiliares como análise de fotos, filmes, textos literários etc. A sala de aula é o lugar privilegiado para tirar dúvidas ou pedir orientação com relação ao curso. O curso conta com dois estagiários, um de graduação (PAD) e outro de pós-graduação (PED) para apoio aos alunos.Avaliação
A avaliação é tema controverso no debate educacional, mas está claro que a melhor avaliação é contínua, processual e diversificada. Assim, a participação nas aulas será o primeiro item a ser considerado, importando tanto o respeito à etiqueta acadêmica, quanto a efetiva participação oral nos debates propostos. Este item não implica uma nota específica, mas pode resultar na indicação de pontos (ou fração) positivos ou negativos a serem aplicados à média final.A segunda avaliação são as provas individuais (Avaliação 1 e 2), realizadas em sala, nas quais os alunos deverão responder a três questões desde já definidas:
1. Coteje a bibliografia do Bloco temático a partir de um ou dois tópicos sugeridos pela Ficha de Leitura.Finalmente será realizado um trabalho final (Avaliação 3), em grupo (no máximo 3 alunos), com base na leitura de uma monografia antropológica.
2. Relate as aulas expositivas e as discussões que se seguiram.
3. Apresente seus comentários pessoais sobre o Bloco temático: identifique curiosidades, dúvidas ou sugestões.
A nota final resulta da média das três avaliações, à qual são somados (ou descontados) os eventuais pontos de participação.
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