Orientações

Orientações e supervisões em curso:

Pós-graduação

  1. Rosana Menezes. (ingresso: 2025) Rabelados no Espinho Branco: etniciade em Cabo Verde. PPGCS.
  2. Vy Motta Ferreira. (ingresso: 2025) Confluências e as percepções de si no Quilombo-Indígena “Tiririca dos Crioulos”: afroindigenismo e participação política à partir de suas autocompreensões. PPGAS;
  3. Naita Aparecida Nunes de Lima (ingresso: 2024-2) Ações Afirmativas para quilombolas em Instituições de Ensino Superior - trajetórias baianas. Mestrado do PPGAS. Bolsista FAPESP;
  4. Daniel Januário da Silva (ingresso: 2024-2) Afirmativas para indígenas em Instituições de Ensino Superior - trajetórias xinguanas. Mestrado do PPGAS. Bolsista FAPESP;
  5. Maria Libertad Pinto Rodriguez (ingresso: 2024) Reconfiguraciones socioculturales de la población indígena en áreas urbanas. Doutorado PPGAS;
  6. Juliana Frassetto Moreno de Mello Sartori (ingresso: 2024) Antropologia da busca por direitos: conflitos quilombolas no Judiciário. Mestrado do PPGAS;
  7. Camila Freitas (re-ingresso em 2024) Água e políticas de desenvolvimento no Vale do Jequitinhonha – análise das políticas públicas para a agricultura e desenvolvimento sustentável nos territórios rurais e da cidadania em Minas Gerais. Doutorado PPGCS;
  8. Shirley Pimentel de Souza (ingresso: 2023) Infâncias e Pedagogias Quilombolas da beira do Velho Chico: um olhar antropológico. Doutorado no PPGAS;
  9. Paula Elaine Covo (ingresso: 2021) A árvore que chora: territorialidade, memória e agência no processo de regularização do quilombo Fazenda Pilar – Pilar do Sul – SP. Doutorado PPGCS.

Graduação

  1. Lucas Gabriel Da Silva - Bolsista BAS no Projeto SAE História Indígena e do Indigenismo: coleta e organização de fontes para pesquisa, docência e extensão (2024-2026);
  2. Cristina Maria Da Silva Souza - Bolsista BAS no Projeto SAE Ações Afirmativas para indígenas e quilombolas no Ensino Superior (2024-2026)

Orientações e supervisões concluídas:

Pós-doutorado

  1. Suely de Castilho (profa. UFMT)
  2. Caroline Parreiras 
  3. Kalyla Maroum (profa. UFRJ)
  4. Sofia Venturoli (profa. Univ. Torino)

Pós-graduação

  1. 2025. Germán Moriones Polanía. Políticas multiculturales y organización social y política en los territorios de “comunidades negras” del norte del Cauca, Colombia. Doutorado PPGCS. Bolsa: CAPES;
  2. 2025. Caroline Dias Hilgert. A criminalização dos povos e pessoas indígenas por meio do Poder Judiciário: (des)apropriação dos conceitos antropológicos pelos atores do sistema de justiça criminal e a função da perícia antropológica no tratamento jurídico-penal. Mestrado PPGAS;
  3. 2021. Vieira, Judith Costa. Pelo Direito e com direito: a mobilização política do povo indígena munduruku do Planalto, PA. Doutorado em Ciências Sociais, PPGCS da UNICAMP.
  4. 2020. Tofoli, Ana Lucua de Farah. "Faz tempo que disseram que não era mais pra pegar menino nos matos": narrativas de partos entre indígenas Tapeba e Tremembé no Ceará. Doutorado em Antropologia, PPGAS da UNICAMP.
  5. 2020. Hoyos García, Juan Felipe. Disputando el gobierno del conflicto: política awá entre la guerra y la transición en Colombia. Doutorado am Antropologia PPGAS da UNNICAMP. - Link.
  6. 2019. URSINI, Leslye B. Sobreposição e suas implicações: A complexidade fundiária de Paraty, Rio de Janeiro, Brasil. Doutorado em Antropologia. PPGAS da UNICAMP. - Link
  7. 2019. CRUZ, Cassius M. Entre giros e capovas: Política do Movimento e Território no Quilombo João Surá. Doutorado em Ciências Sociais, PPGCS da UNICAMP. - Link
  8. 2019. JODAS, Juliana. "A luta também é com a caneta": usos e sentidos da universidade para estudantes indígenas. Doutorado em Ciências Sociais, PPGCS da UNICAMP. - Link
  9. 2019. NOVAIS, Adriana Rodrigues. A inserção dos povos do campo na luta por MemóRia, Verdade E Justiça no Brasil. Doutorado em Ciências Sociais, PPGCS da UNICAMP. - Link
  10. 2018. RIBEIRO NETO, Caio Pompeia. Formação Política do Agronegócio. Doutorado em Antropologia. PPGAS da UNICAMP. - Link Tese
  11. 2018. LÓPES ALDANA, Anggie Marcela. Integração econômica e Transferências: Um estudo dos efeitos produzidos pela integração da comunidade indígena Uwa ao Sistema Geral de Participações (SGP). Mestrado em Antropologia. PPGAS da UNICAMP. Bolsa: FAPESP. Link Dissertação
  12. 2017. CAMARGO, Carla Souza de. Manejo das Águas e a Transformação do Território: a transposição do Rio São Francisco no sertão pernambucano . Doutorado em Ciências Sociais, PPGCS da UNICAMP. - Link Tese
  13. 2017. MORIONES POLANÍA, Germán Andrés. La Toma: minería ancestral de oro y configuración territorial en una comunidad afrodescendiente del norte del Cauca, Colombia. Mestrado em Antropologia, PPGAS da UNICAMP. - Link Dissertação
  14. 2017. LOVO, Arianne Rayis. “Lá, sendo o lugar deles, é também o meu lugar”: pessoa, memória e mobilidade entre os Pankararu. Mestrado em Antropologia, PPGAS da UNICAMP. - Link Dissertação
  15. 2015. PONCE, Andrea García. Trayectoria de la(s) memoria(s) Aikewara: del evento de la Guerrilla de Araguaia a la Comisión de Amnistía en el actual contexto de revisión de la dictadura brasileña. Mestrado em Antropologia, PPGAS da UNICAMP. - Link Dissertação em PDF
  16. 2015. ASSIS, Gabriela Piai de. Diretoria Geral dos índios e Índios na história: José Joaquim Machado de Oliveira (1844-1867). Mestrado em História, PPGH da UNICAMP / Co-orientação com Leila mezan Algranti - Link Dissertação em PDF
  17. 2013. MAROUN, Kalyla. Jongo e educação: a construção de uma identidade quilombola a partir de saberes étnico-culturais do corpo. Doutorado em Educação, PPGE da PUC-Rio / Co-orientação com Isabel Lelis. - Link Tese em PDF
  18. 2013. OLIVEIRA, Suely Noronha de. Diretrizes curriculares para a educação escolar quilombola: o caso da Bahia e o contexto nacional. Mestrado em Educação, PPGE da PUC-Rio / Co-orientação com Alicia M. Catalano de Bonamino - Link Dissertação em PDF
  19. 2011. CORREA E CASTRO, Márcia. Enunciar Democracia e Realizar o Mercado - Políticas de Tecnologia na Educação até o Proinfo Integrado (1973-2007). Mestrado em Educação, PPGE da PUC-Rio. - Link Dissertação em PDF
  20. 2010. ALVEZ, Vladimir Zamorano. Antiga Escola da Marambaia: História e memória de uma experiência do ensino industrial da pesca (Rio de Janeiro, 1939 – 1970). Mestrado em Educação, PPGE da PUC-Rio - Link Dissertação em PDF
  21. 2010. CARMO, Eunápio Dutra do. O Território Educa E Politiza Na (S): Os Processos Sócio-Culturais Da Comunidade Nova Vida E As Dinâmicas De Expansão Industrial Em Barcarena. Doutorado em Educação, DINTER UEPA / PUC-Rio - Link Tese em PDF
  22. 2010. PAIXÃO, Antônio Jorge Paraense da. Interculturalidade E Política Na Educação Escolar Indígena Da Aldeia Teko Haw (Tembé, Rio Gurupi, Paragominas – PA). Doutorado em Educação, DINTER UEPA / PUC-Rio - Link Tese em PDF

Graduação

  1. Beariz Randow de Almeida (início 2021-2) Comunidades tradicionais do vale do ribeira: relações com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo - DPESP. PIBIC em Ciências Sociais. Bolsa: CNPq
  2. Rafael Rocha Novais (início 2021-2) Um olhar sobre indígenas em universidades privadas: aproximações a uma maioria "invisível". PIBIC em Ciências Sociais. Bolsa: CNPq
  3. Kaetê Spessotto Okano (2019.2) Ocupação territorial indígena histórica e pré-histórica dos Submédio e Baixo São Francisco: intersecções entre antropologia e arqueologia. PIBIC em Ciências Sociais. Bolsa: CNPq (1o. ano) e SAE (2o. ano)
  4. 2011 - Ediléia de Carvalho Souza. Contribuições do debate sobre educação em comunidades quilombolas para os debates na Pedagogia. (Pedagogia - PIBIC/CNPq - Destaques de IC PUC-Rio (Menção Honrosa). Relatório em PDF
  5. 2015 - COUTO, Pedro. O Relatório Figueiredo: dinamicas e tramas institucionais (PIBIC - Ciências Sociais). UNICAMP. Relatório em PDF
  6. 2015 - FREITAS, Sinara G. de. Mapeamento de conflitos: comunidades remanescentes de quilombos do Vale do Ribeira (PIBIC - Ciências Sociais). UNICAMP. Relatório em PDF
  7. 2011 - LUCENA, Roberto Castro de. Acossados: Luta Infinda, Resistência Incessante (a comunidade de Sacopã / RJ). Monografia de fim de curso. História PUC-Rio.
  8. 2011 - Alainaldo Onofre Cardoso. Panorama da produção bibliográfica sobre educação quilombola. (Pedagogia - FAPERJ) PUC-Rio. Relatório em PDF
  9. 2011 - Alessandra Pereira. Panorama Quilombola no Estado do Rio de Janeiro: Terra, Educação e Cultura. (Ciências Sociais - PIBIC/CNPq) PUC-Rio. Relatório em PDF
  10. 2011 - Camila de Souza Ferreira. Panorama Quilombola no Estado do Rio de Janeiro: Terra, Educação e Cultura. (Literatura - PIBIC/CNPq) PUC-Rio. Relatório em PDF
  11. 2011 - Pedro Portella. Escola, memória e território quilombola na Região dos Lagos (RJ): apoio à implementação da lei 10639/2003 e reflexão sobre uma proposta de educação diferenciada quilombola. (Pedagogia - FAPERJ) PUC-Rio. Relatório em PDF
  12. 2010 - Caroline Bárbara Castelo Branco Reis. Panorama Quilombola no Estado do Rio de Janeiro: Terra, Educação e Cultura. (História - FAPERJ) PUC-Rio. Relatório em PDF
  13. 2009 - Paula Lannes Noronha dos Santos. Panorama Quilombola no Estado do Rio de Janeiro: Terra, Educação e Cultura. (Direito - FAPERJ) PUC-Rio. Relatório em PDF
  14. 2007 - Thiago Trindade de Oliveira. Panorama da produção de pesquisa em educação na PUC-Rio. (Pedagogia - PIBIC/CNPq) PUC-Rio. Relatório em PDF

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