Orientações

Supervisão de Pós-doutorado

Concluídas

Suely de Castilho (profa. UFMT)
Caroline Parreiras 
Kalyla Maroum (profa. UFRJ)
Sofia Venturoli (profa. Univ. Torino)


Pós-graduação


Roberto Suárez Rengifo (2021) Os significados dos desenhos shipibo-conibo e a relação com a cultura kaxinawá de Acre, Brasil. Doutorado PPGAS.

Germán Moriones Polanía (ingresso: 2017) Políticas multiculturales y organización social y política en los territorios de “comunidades negras” del norte del Cauca, Colombia. Doutorado PPGCS. Bolsa: CAPES

Camila Freitas (re-ingresso em 2023) Água e políticas de desenvolvimento no Vale do Jequitinhonha – análise das políticas públicas para a agricultura e desenvolvimento sustentável nos territórios rurais e da cidadania em Minas Gerais. Doutorado PPGCS. Bolsa: CAPES

Caroline Dias Hilgert (ingresso: 2021) A criminalização dos povos e pessoas indígenas por meio do Poder Judiciário: (des)apropriação dos conceitos antropológicos pelos atores do sistema de justiça criminal e a função da perícia antropológica no tratamento jurídico-penal. Mestrado PPGAS.

Paula Elaine Covo (ingresso: 2021) A árvore que chora: territorialidade, memória e agência no processo de regularização do quilombo Fazenda Pilar – Pilar do Sul – SP. Doutorado PPGCS.

Shirley Pimentel de Souza (ingresso: 2023) Infâncias e Pedagogias Quilombolas da beira do Velho Chico: um olhar antropológico. Doutorado no PPGAS

Maria Libertad Pinto Rodriguez (ingresso: 2024) Reconfiguraciones socioculturales de la población indígena en áreas urbanas. Doutorado PPGAS

Juliana Frassetto Moreno de Mello Sartori (ingresso: 2024) Antropologia da busca por direitos: conflitos quilombolas no Judiciário. Mestrado do PPGAS

Encerradas


2021. Vieira, Judith Costa. Pelo Direito e com direito: a mobilização política do povo indígena munduruku do Planalto, PA. Doutorado em Ciências Sociais, PPGCS da UNICAMP.

2020. Tofoli, Ana Lucua de Farah. "Faz tempo que disseram que não era mais pra pegar menino nos matos": narrativas de partos entre indígenas Tapeba e Tremembé no Ceará. Doutorado em Antropologia, PPGAS da UNICAMP.

2020. Hoyos García, Juan Felipe. Disputando el gobierno del conflicto: política awá entre la guerra y la transición en Colombia. Doutorado am Antropologia PPGAS da UNNICAMP. - Link.

2019. URSINI, Leslye B. Sobreposição e suas implicações: A complexidade fundiária de Paraty, Rio de Janeiro, Brasil. Doutorado em Antropologia. PPGAS da UNICAMP. - Link

2019. CRUZ, Cassius M. Entre giros e capovas: Política do Movimento e Território no Quilombo João Surá. Doutorado em Ciências Sociais, PPGCS da UNICAMP. - Link

2019. JODAS, Juliana. "A luta também é com a caneta": usos e sentidos da universidade para estudantes indígenas. Doutorado em Ciências Sociais, PPGCS da UNICAMP. - Link

2019. NOVAIS, Adriana Rodrigues. A inserção dos povos do campo na luta por MemóRia, Verdade E Justiça no Brasil. Doutorado em Ciências Sociais, PPGCS da UNICAMP. - Link

2018. RIBEIRO NETO, Caio Pompeia. Formação Política do Agronegócio. Doutorado em Antropologia. PPGAS da UNICAMP. - Link Tese

2018. LÓPES ALDANA, Anggie Marcela. Integração econômica e Transferências: Um estudo dos efeitos produzidos pela integração da comunidade indígena Uwa ao Sistema Geral de Participações (SGP). Mestrado em Antropologia. PPGAS da UNICAMP. Bolsa: FAPESP. Link Dissertação

2017. CAMARGO, Carla Souza de. Manejo das Águas e a Transformação do Território: a transposição do Rio São Francisco no sertão pernambucano . Doutorado em Ciências Sociais, PPGCS da UNICAMP. - Link Tese

2017. MORIONES POLANÍA, Germán Andrés. La Toma: minería ancestral de oro y configuración territorial en una comunidad afrodescendiente del norte del Cauca, Colombia. Mestrado em Antropologia, PPGAS da UNICAMP. - Link Dissertação

2017. LOVO, Arianne Rayis. “Lá, sendo o lugar deles, é também o meu lugar”: pessoa, memória e mobilidade entre os Pankararu. Mestrado em Antropologia, PPGAS da UNICAMP. - Link Dissertação

2015. PONCE, Andrea García. Trayectoria de la(s) memoria(s) Aikewara: del evento de la Guerrilla de Araguaia a la Comisión de Amnistía en el actual contexto de revisión de la dictadura brasileña. Mestrado em Antropologia, PPGAS da UNICAMP. - Link Dissertação em PDF

2015. ASSIS, Gabriela Piai de. Diretoria Geral dos índios e Índios na história: José Joaquim Machado de Oliveira (1844-1867). Mestrado em História, PPGH da UNICAMP / Co-orientação com Leila mezan Algranti - Link Dissertação em PDF

2013. MAROUN, Kalyla. Jongo e educação: a construção de uma identidade quilombola a partir de saberes étnico-culturais do corpo. Doutorado em Educação, PPGE da PUC-Rio / Co-orientação com Isabel Lelis. - Link Tese em PDF

2013. OLIVEIRA, Suely Noronha de. Diretrizes curriculares para a educação escolar quilombola: o caso da Bahia e o contexto nacional. Mestrado em Educação, PPGE da PUC-Rio / Co-orientação com Alicia M. Catalano de Bonamino - Link Dissertação em PDF

2011. CORREA E CASTRO, Márcia. Enunciar Democracia e Realizar o Mercado - Políticas de Tecnologia na Educação até o Proinfo Integrado (1973-2007). Mestrado em Educação, PPGE da PUC-Rio. - Link Dissertação em PDF

2010. ALVEZ, Vladimir Zamorano. Antiga Escola da Marambaia: História e memória de uma experiência do ensino industrial da pesca (Rio de Janeiro, 1939 – 1970). Mestrado em Educação, PPGE da PUC-Rio - Link Dissertação em PDF

2010. CARMO, Eunápio Dutra do. O Território Educa E Politiza Na (S): Os Processos Sócio-Culturais Da Comunidade Nova Vida E As Dinâmicas De Expansão Industrial Em Barcarena. Doutorado em Educação, DINTER UEPA / PUC-Rio - Link Tese em PDF

2010. PAIXÃO, Antônio Jorge Paraense da. Interculturalidade E Política Na Educação Escolar Indígena Da Aldeia Teko Haw (Tembé, Rio Gurupi, Paragominas – PA). Doutorado em Educação, DINTER UEPA / PUC-Rio - Link Tese em PDF


Graduação



Beariz Randow de Almeida (início 2021-2) Comunidades tradicionais do vale do ribeira: relações com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo - DPESP. PIBIC em Ciências Sociais. Bolsa: CNPq

Rafael Rocha Novais (início 2021-2) Um olhar sobre indígenas em universidades privadas: aproximações a uma maioria "invisível". PIBIC em Ciências Sociais. Bolsa: CNPq

Alexander Lucas Pereira (início: 2020.2) Conflitos territoriais quilombolas como tema fundiário, sócio-cultural e de segurança pública: levantamento e sistematização de dados para o período 2016-2021 (Brasil). PIBIC em Ciências Sociais. Bolsa: CNPq (1o. ano) e SAE (2o. ano)

Kaetê Spessotto Okano (2019.2) Ocupação territorial indígena histórica e pré-histórica dos Submédio e Baixo São Francisco: intersecções entre antropologia e arqueologia. PIBIC em Ciências Sociais. Bolsa: CNPq (1o. ano) e SAE (2o. ano)

Michel Castro Fernandes (2021) Projeto Índios na Cidade: autobiografias. Bolsa: BAS-SAE

Josiane Gonçalves Lima (2021) Projeto Índios na Cidade: autobiografias. Bolsa: BAS-SAE

Talison Gonçalves da Silva (2021) Projeto Índios na Cidade: autobiografias. Bolsa: BAS-SAE

Marcal De Jesus Pedrosa Ramon (2021) Projeto Índios na Cidade: autobiografias. Bolsa: BAS-SAE

Jorge Luis Vitor dos Santos (2021) Projeto Índios na Cidade: autobiografias. Bolsa: BAS-SAE

Ediomar Silva Braga (RA:195901)

Rosane Malheiro Dias (2021) Projeto Índios na Cidade: autobiografias. Bolsa: BAS-SAE

Katharina Martins Ferreira. Projeto LaPPA. Bolsa: BAS-SAE

Brenda Caroline de Campos. Projeto LaPPA. Bolsa: BAS-SAE

Encerradas


Pedro Sebastian Castilho Bau (2020.1) Guia bibliográfico e de fontes sobre comunidades quilombolas. Pesquisa em História e Ciências Sociais. Bolsa: BAEF-SAE

Jennifer Ribeiro da Silva (Início: 2020.2) O contexto sócioeconômico regional do Vale do Ribeira (SP) e as comunidades quilombolas. Pesquisa em Economia e Ciências Sociais. Bolsa: BAS-SAE

2018 - Gabriela Cassimiro da Silva. Histórias de Vida e Cura: Migração e práticas xamânicas entre os Kariri-Xocó e os Pankararu. Iniciação Científica. Bolsa: PIBIC-CNPq. link

2018 - Angelica de Castro Spirandio. Guia bibliográfico e de fontes sobre comunidades quilombolas. Bolsa de Auxilio ao Estudante da UNICAMP, Modalidade Auxilio Estudo Formação. link

2018 - Jefferson Rodrigo. Base informacional Índios na Cidade e Cidades Indígenas. Bolsa de Auxilio ao Estudante da UNICAMP, Modalidade Auxílio Social. link

2015 - COUTO, Pedro. O Relatório Figueiredo: dinamicas e tramas institucionais (PIBIC - Ciências Sociais). UNICAMP. Relatório em PDF

2015 - FREITAS, Sinara G. de. Mapeamento de conflitos: comunidades remanescentes de quilombos do Vale do Ribeira (PIBIC - Ciências Sociais). UNICAMP. Relatório em PDF

2011 - LUCENA, Roberto Castro de. Acossados: Luta Infinda, Resistência Incessante (a comunidade de Sacopã / RJ). Monografia de fim de curso. História PUC-Rio.

2011 - Ediléia de Carvalho Souza. Contribuições do debate sobre educação em comunidades quilombolas para os debates na Pedagogia. (Pedagogia - PIBIC/CNPq - Destaques de IC PUC-Rio (Menção Honrosa). Relatório em PDF

2011 - Alainaldo Onofre Cardoso. Panorama da produção bibliográfica sobre educação quilombola. (Pedagogia - FAPERJ) PUC-Rio. Relatório em PDF

2011 - Alessandra Pereira. Panorama Quilombola no Estado do Rio de Janeiro: Terra, Educação e Cultura. (Ciências Sociais - PIBIC/CNPq) PUC-Rio. Relatório em PDF

2011 - Camila de Souza Ferreira. Panorama Quilombola no Estado do Rio de Janeiro: Terra, Educação e Cultura. (Literatura - PIBIC/CNPq) PUC-Rio. Relatório em PDF

2011 - Pedro Portella. Escola, memória e território quilombola na Região dos Lagos (RJ): apoio à implementação da lei 10639/2003 e reflexão sobre uma proposta de educação diferenciada quilombola. (Pedagogia - FAPERJ) PUC-Rio. Relatório em PDF

2010 - Caroline Bárbara Castelo Branco Reis. Panorama Quilombola no Estado do Rio de Janeiro: Terra, Educação e Cultura. (História - FAPERJ) PUC-Rio. Relatório em PDF

2009 - Paula Lannes Noronha dos Santos. Panorama Quilombola no Estado do Rio de Janeiro: Terra, Educação e Cultura. (Direito - FAPERJ) PUC-Rio. Relatório em PDF

2007 - Thiago Trindade de Oliveira. Panorama da produção de pesquisa em educação na PUC-Rio. (Pedagogia - PIBIC/CNPq) PUC-Rio. Relatório em PDF




Clique aqui para ver os resumos dos trabalhos ainda não finalizados

Nenhum comentário:

Postar um comentário