domingo, 11 de setembro de 2022

3a. Mostra Pankararu de Música e o "Encontro dos Povos da Cachoeira"

3a. Mostra Pankararu de Música
7 a 10 de setembro de 2022
Aldeia Bem Querer de Cima, Terra Indígena Pankararu, município de Jatobá (PE)


A Mostra, idealizada, produzida e dirigida por Gean Ramos e selecionada pelo programa Natura Musical (Edital 2021), promoveu uma imersão na cultura indígena, debates sobre arte e convivência com a Caatinga e intercâmbio com nomes da música, ao lado de artistas indígenas.

A terceira edição da Mostra Pankararu de Música trouxe como tema o "Encontro dos Povos da Cachoeira". No evento, seis povos do Submédio rio São Francisco, Pankararu, Katokinn, Jeripankó, Tuxá, Pankararu Opará, Pankaiwká e Pankararé, conversaram sobre a importância das antigas cachoeiras do São Francisco e como elas eram locais de encontro e intercâmbio entre seus povos. A última delas desapareceu após a construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga. Eu fui convidado pelos organizadores do evento justamente para animar e mediar essa conversa. Agradeço imensamente a atenção e cuidado de Camila Yasmine e Ana Carolina Ramos, que viabilizaram minha participação.

Programação da 3a. Mostra Pankararu de Música

· Abertura Oficial da Mostra com imersão na cultura Indígena.

· Canto coletivo crianças do Bem Querer,Côco das Antigas Pankararu, Côco Tebei, Buzzo Pankararu.

· Roda de Fogueira: Qual é a sua chama?

· Gean Ramos Pankararu, Almério, Juliano Holanda.

· Povos da Cachoeira: Na correnteza das memórias - Compartilhamento das histórias da Cachoeira. Roda de conversa com a comunidade indígena.

· O que pensam sobre nós? - Compartilhamento de pesquisas acadêmicas e artísticas, com José Maurício Arruti (UNICAMP), Professora Edvânia (IFSertãoPE) e Jailson Lima (SESC Petrolina).

· Cineclube Rabo de tatu - Dois curtas metragens: Otto, Deus te dê boa sorte.

· Espetáculo Aterrágua Cia de Dança SESC Petrolina.

· Reisado Pankararu .

· Luanda Ruanda .

· Subida para a Pedra do Vento.

· Cosmovisão ambiental Pankararu com Eronides Ramos .

· Roda de conversa LGBTQIA+ indígena: Resistência redobrada.

· Performance FYKYA Pankararu.

· Onde ele anda é outro céu - André Vitor Brandão .

· Anderson Cleomar, Edivan Fulni-ô, Genivaldo Ramos, Marcelo Jeneci e Jéssica Caetano.












sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Acesso quilombola à justiça no Brasil e o papel das Defensorias Públicas - Região Norte


Será na sexta-feira (02/09), às 14h, o seminário Acesso quilombola à justiça no Brasil e o papel das Defensorias Públicas - Região Norte. Na ocasião, vamos escutar as lideranças quilombolas e realizar um diálogo entre defensores/as, servidores/as, ouvidores/as e a sociedade civil sobre os principais desafios enfrentados pelas comunidades quilombolas do Norte do país no acesso à justiça e como superá-los.

O encontro será pela plataforma Zoom. Inscreva-se: https://www.even3.com.br/quilombolasedefensoria_norte/

Serão emitidos certificados de participação de 4h complementares para inscritas/os.

A iniciativa, é parte da pesquisa realizada pelo pelo Laboratório de Pesquisa e Extensão com Povos Tradicionais, Ameríndios e Afroamericanos do IFCH/UNICAMP, “Quilombos e acesso à justiça: atuação da Defensoria Pública”, fruto de uma parceria entre o FJ, a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), a Defensoria Pública da União (DPU), o Núcleo Afro do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Afro-Cebrap), a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e o Conselho Nacional de Ouvidorias Externas de Defensorias Públicas do Brasil.

Saiba mais: