sexta-feira, 30 de março de 2018

Guia bibliográfico e de fontes sobre comunidades quilombolas - Projeto LaPPA recruta alunos interessados em bolsa Auxílio

  1. Título do Projeto: nuvem de tagsGuia bibliográfico e de fontes sobre comunidades quilombolas
  1. Descrição: 
Com base em um banco de dados bibliográfico e de notícias sobre comunidades quilombolas, que vem sendo alimentado sistematicamente entre 2013 e 2017, com o apoio de bolsistas SAE, este projeto tem por objetivo organizar e sistematizar os materiais recolhidos, para oferecer um guia bibliográfico e de fontes sobre o tema. Para isso será necessário compulsar as características da produção acumulada (publicações e notícias por ano, por região, por instituição, por temas etc.) e eleger aquelas características que melhor traduzem o perfil da produção acadêmica e noticiosa sobre o tema, para a partir daí produzir uma série de pequenos textos (resumos críticos) introdutórios às listas bibliográficas e de fontes. Estes textos deverão ser preparados sob a supervisão do prof. coordenador, assim como finalizados com a sua parceria. O destino deste material é o website Coletivo Quilombola, mantido pelo LaPPA – Laboratório de Pesquisa e Extensão com Povos Tradicionais Afro-americanos, ligado ao CERES do IFCH-UNICAMP, de forma que o ‘Guia bibliográfico e de fontes sobre comunidades quilombolas’ seja acessado livremente por um grande volume de interessados pela rede mundial de computadores.

  1. Justificativa:
Esta proposta está ligada ao grupo de pesquisa “Territórios e populações tradicionais: políticas de reconhecimento, transformações classificatórias e demografia das populações indígenas e afroamericanas” registrado no Diretório do CNPq. O ‘Guia bibliográfico e de fontes sobre comunidades quilombolas’ será um importante instrumento na divulgação do tema entre os nossos próprios estudantes, na organização do material de pesquisa para nossos pesquisadores, para o apoio intelectual à luta social e política em defesa dos direitos quilombolas. Depois de uma série de mudanças no processo de regularização dos territórios tradicionais desses grupos, que desvincularam o trabalho do INCRA dos grupos de pesquisa universitários, a produção acadêmica sobre o tema sofreu um impacto negativo no volume e na dispersão desta produção. O LaPPA vem buscando (ainda que sem apoios formais e sem uma equipe estruturada) criar ferramentas e redes de reflexão sobre esta produção e sobre as próprias comunidades quilombolas.
  1. Objetivo Geral: 
Oferecer ferramentas para estruturar o debate acadêmico interdisciplinar sobre comunidades quilombolas no Brasil, de forma a torna-lo comparável com os debates que vem ocorrendo em outros países da América Latina, viabilizando um diálogo com a produção recente de países como a Colômbia e o Equador.
  1. Objetivo Específico: 
Organizar e sistematizar os materiais recolhidos pelo LaPPA – Laboratório de Pesquisa e Extensão com Povos Tradicionais Afro-americanos, ligado ao CERES do IFCH-UNICAMP, na forma de um guia bibliográfico e de fontes sobre as comunidades quilombolas do país. Para isso será necessário cumprir as seguintes etapas de trabalho:
  • compulsar as características da produção acumulada entre 2014 e 2017 na forma de um Banco de dados bibliográfico e de notícias;
  • eleger aquelas características que melhor traduzem o perfil da produção acadêmica e noticiosa sobre o tema de forma a organizar a leitura do grande volume de material;
  • produzir uma série de pequenos textos (resumos críticos) introdutórios às listas bibliográficas e de fontes;
  • Publicar este material no Blog do LaPPA, de forma que o ‘Guia bibliográfico e de fontes sobre comunidades quilombolas’ seja acessado livremente por um grande volume de interessados pela rede mundial de computadores;
  • – Publicar artigo acadêmico em revista qualificada como o relato da experiência e seus resultados.
  1. Organizações parceiras: 
O projeto faz parte de uma rede de articulação de grupos de pesquisa em torno do tema, que atualmente incluem os departamentos de antropologia, direito e sociologia das seguintes universidades: UFSC, UFPR, PUC-PR, PUC-Serro (MG), UFPA, UFRB, UFBA, UFOPA, UFMT.
  1. Atividades do bolsista
Análise do acervo
compulsar as características (data, localização, tema, instituição etc.) da produção acumulada entre 2014 e 2017 na forma de um Banco de dados bibliográfico e de notícias.
Produção das seções do Guia
Eleger aquelas características que melhor traduzem o perfil da produção acadêmica e noticiosa sobre o tema de forma a organizar a leitura do grande volume de material para produzir pequenos textos introdutórios críticos seguidos dos repertórios bibliográficos e de notícias.
Publicação do Guia
Publicar este material no Blog do LaPPA, de forma que o ‘Guia bibliográfico e de fontes sobre comunidades quilombolas’ seja acessado livremente por um grande volume de interessados pela rede mundial de computadores.
Publicação sobre o Guia
Publicar, em aparceria com o coordenador do projeto, artigo acadêmico em revista qualificada como o relato da experiência e seus resultados, de forma a estimular a colaboração na edição do Guia quadrienal seguinte.

Sobre a bolsa BAEF-UNICAMP
BAEF (Bolsa Auxilio Estudo Formação) é uma categoria de Bolsa Auxilio que visa vincular critérios socioeconômicos, acadêmicos, de formação profissional que contribuam na formação do aluno que esteja com 75% do seu curso concluído, e que possua perfil socioeconômico. A BAEF foi constituída com a missão de proporcionar a oportunidade de migrar para uma bolsa direcionada a seu objeto de estudo, aprimorando-se na área a que pretende se dedicar profissionalmente, acrescentando um conhecimento teórico-prático e ou de pesquisa. A bolsa subsidia atividades na área de formação de alunos regularmente matriculados na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, objetivando estimular a qualificação da formação teórico-prática e a aproximação ao mercado de trabalho dos alunos contemplados. As atividades contidas no projeto, deverão ser limitadas ao cumprimento da carga horária semanal de 20 horas de atividades. (Informações completas disponíveis em: https://goo.gl/czEw2e)

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