segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Dossiê na Revista PROA5 sobre Arte e Sociedade Indígena: diálogos sobre patrimônio e mercado


A Revista de Antropologia e Arte - PROA n. 5 (2014) tem como um de seus focos principais a discussão do patrimônio cultural, tanto no que concerne às políticas públicas de patrimonialização, como no que concerne à compreensão e à exposição das artes indígenas. Traz, em primeiro lugar, um dossiê organizado por José Maurício Arruti composto por quatro textos, fruto do seminário presencial Arte e sociedade indígena: diálogos sobre patrimônio e mercado realizado na Unicamp. Os textos do dossiê são assinados por

  • José Maurício Arruti, Alessandra Traldi Simoni e Virginia Borges; 
  • Lúcia Hussak van Velthem; 
  • Marcos Alexandre dos Santos Albuquerque e 
  • Ilana Seltzer Goldstein.



Este número traz ainda:

Tradução de texto de Nathalie Heinich sobre as transformações e negociações em torno do conceito de patrimônio e suas relações com o domínio da arte.

Entrevista com Mariana Françozo sobre o livro recém-lançado "De Olinda à Holanda. O gabinete de curiosidades de Nassau" e sobre os desafios de um projeto de identificação e classificação de objetos Ka’apor do acervo do Museu Nacional de Etnologia de Leiden, em parceria com o Museu Goeldi.

Artigos de Heloísa Helena de Oliveira Santos sobre os ideais do amor romântico em três romances do século XIX (A Moreninha, Senhora e Dom Casmurro); de Pedro Menezes sobre a gravadora de world music Putumayo; e de Fabiano Lucena de Araújo sobre os desafios da criação cinematográfica colaborativa, as concepções de cine-transe e antropologia partilhada em Jean Rouch. 

Resenhas de Érica Magi sobre o documentário “Somos tão jovens” e de Rafael Cesar sobre uma exposição realizada no MIS de Campinas, por alunos do curso de Midialogia da Unicamp, tendo o corpo como um dos eixos curatoriais.

Relatos de Vanessa Lea sobre sua viagem a Cuba, dialogando com as fotos da sua filha, Júlia Lea.

Ensaio fotográfico de Carlos Emanuel Sautchuk sobre as técnicas e práticas da pesca.

Link para PROA5


Nenhum comentário:

Postar um comentário