domingo, 28 de fevereiro de 2016

Disciplina Teoria e Metodologia das Ciências Sociais

UNICAMP / IFCH / PPGCS
Doutorado em Ciências Sociais
Disciplina CS661 - SEMINÁRIOS DE TEORIA E METODOLOGIA
Prof. responsável: José Maurício Arruti
Quintas feiras, 14-17hs, sala de Projeção


EMENTA: Este seminário é obrigatório a todos os doutorandos e, desdobrado ao longo de dois semestres, organizar-se-á em torno da discussão de textos e temas considerados clássicos nas diferentes áreas de Ciências Sociais, ou aqueles contemporâneos, mas suficientemente abrangentes de modo a permitir um aprofundamento de questões teóricas e metodológicas, com ênfase sobre as que enfocam o problema de unidade/parcelização de conhecimento em Ciências Sociais.
AVALIAÇÃO: Ensaio de 10 a 15 páginas (22 mil a 33 mil caracteres) sobre (i) o processo de ‘construção do objeto’ da sua tese e (ii) sobre a(s) questão(ões) teórico metodológica(s) que mais diretamente lhe diz(em) respeito. Entrega dia 07 de julho.


PLANO DE CURSO
Obs: Fazem parte do plano de curso a participação no Seminário Docente e na Mesa Redonda com Coordenadores de programas de pós-graduação em Ciências Sociais indicados ao final do programa.


Aula 1 – dia 10/03: Apresentação do PPGCS (e suas Áreas) e do Curso;
Bloco 1 - Apresentação de seminários por parte dos professores e pesquisadores do PPGCS na linha ‘experiencial’, ou seja, na qual falem da construção das suas experiências de pesquisa concreta como dramas intelectuais autobiográficos e teórico-metodológicos*. Duas apresentações por aula (60 minutos de apresentação e 30 de debate).
Aula 2 - dia 17/03: Tom Dwoyer
Dia 24/03: FERIADO
Aula 3 - dia 31/03: Gabriel Feltran
Aula 4 - dia 07/04: Maurício Fiori
Aula 5 - dia 14/04: Nashiele Loera
Dia 21/04: FERIADO
Aula 6 - dia 28/04: Antônio Augusto Arantes
Aula 7 - dia 05/05 (aula de 4hs): Angela Araújo / BALANÇO DO BLOCO 1


INTERRUPÇÃO PELA GREVE DE 
DISCENTES, FUNCIONÁRIOS E DOCENTES 
DA UNICAMP
A turma de Teoria e Metodologia em Ciências Sociais do PPGCS (2016.1) considerou fundamental que a paralisação das atividades curriculares viesse acompanhada de uma agenda de ocupação da Universidade, com atividades abertas à toda comunidade, de forma que a turma possa contribuir para uma reflexão sobre a atual conjuntura política e social. Link para a atividade da turma.

Bloco 2 - Seminários sobre questões e debates contemporâneos das Ciências Sociais, com ênfase em alguns pares conceituais que apontam para diferentes estratégias de construção do objeto e escolhas metodológicas. Os pares inicialmente sugeridos são: Micro e macro; Qualitativo e quantitativo; Estrutura e ação; Desigualdade e diferença. É importante que cada aula possa contar com ao menos dois docentes, preferencialmente com origem em diferentes áreas disciplinares.**
Aula 8 – dia ?: ‘Estrutura e Ação’ com Mauro Almeida e Valeriano Costa
Aula 9 -dia ?: ‘Diferença e Desigualdade’ com Angela Araújo e Isadora França
Aula 10 - dia ?: ‘Quali-Quanti’ com Ronaldo Almeida e José Marcos da Cunha
Aula 11- dia ?: ‘Objetividade e Subjetividade’ com Carlos Rodrigues Brandão e Amneris Maroni
Aula 12 - dia ?: ‘Micro-Macro’ com Omar R. Thomaz e J. M. Arruti
Aula 13 - dia ?: BALANÇO DO BLOCO 2

Bloco 3 - Seminário Discente do PPGCS aberto ao público, destinado à apresentação dos (a) pôsters virtuais de todos os alunos ingressantes (descrição do seu problema analítico e das estratégias para abordá-los); (b) trabalhos dos alunos do segundo ano do curso (selecionados por Área, da disciplina de Seminário de Tese); e (c) apresentações das teses recém defendidas no semestre (recomendadas para publicação no parecer na banca). Programação abaixo (Aulas 14 - 16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário