O racismo pode ser entendido como uma estratégia de determinados grupos na disputa por recursos e, de fato, no Brasil, tem definido ganhadores e perdedores em quase todos os campos da vida social. Para entender como esse fenômeno se reproduz, explicamos aqui a persistência do uso da raça — não mais como característica biológica, mas como persistência política —, sua relação com a cor da pele e com a ideia de etnia, além do uso dessas categorias pelo censo e a sua importância política. Tratamos do racismo como ideologia e como prática, das características específicas do racismo à brasileira e dos possíveis deslocamentos que a aparição de grupos de extrema direita provoca nesse cenário.
Link para matéria: https://pp.nexojornal.com.br/perguntas-que-a-ciencia-ja-respondeu/2020/A-quest%C3%A3o-racial-no-Brasil-em-5-pontos
© 2021 | Todos os direitos deste material são reservados ao NEXO JORNAL LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário