segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Educação escolar indígena e justiça socio-espacial no Brasil


Educação escolar indígena e justiça socio-espacial no Brasil: primeiros resultados de pesquisa / Flávia Vitor Longo; Antônio Augusto Rossotto Ioris; Roberto Luiz do Carmo; José Maurício Andion Arruti. – Campinas, SP: Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” / Unicamp, 2020. Disponível em: https://www.nepo.unicamp.br/publicacoes/textos_nepo/textos_nepo_90.pdf





RESUMO

A educação escolar indígena é, para além da instrução formal, um dos instrumentos na luta dos povos indígenas pela recuperação de suas terras ancestrais. A partir dessa premissa, a Universidade de Cardiff, em parceria com a Unicamp e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), elaborou um projeto com o objetivo de conhecer aspectos da educação básica indígena e sua relevância política na afirmação das identidades étnicas, especialmente na recuperação de terras indígenas. O projeto foi dividido em duas partes. A primeira, realizada na Unicamp, consiste em utilizar dados de fontes secundárias para retratar as condições da educação escolar indígena no Mato Grosso do Sul e em São Paulo. A segunda investiga, por meio de entrevistas semiestruturadas conduzidas por pesquisadores da UFGD, as circunstâncias de elevada violência e discriminação sofrida pelos Guarani-Kaiowá em sua luta pelo direito à terra. Este texto registra os principais achados referentes à primeira etapa da pesquisa.

Palavras chave: Educação escolar indígena. Indicadores. Censo Escolar



ABSTRACT

Indigenous school education is, in addition to formal instruction, one of the instruments in the struggle of indigenous peoples for the recovery of their ancestral lands. Based on this premise, the University of Cardiff in partnership with Unicamp and the Federal University of Grande Dourados (UFGD) developed a project with the objective of learning about aspects of indigenous basic education and its political relevance in the affirmation of ethnic identities, especially in the recovery of indigenous lands. The project was divided into two parts. The first, carried out at Unicamp, consists of using data from secondary sources to portray the conditions of indigenous school education in Mato Grosso do Sul and São Paulo. The second investigates, through semi-structured interviews conducted by researchers from UFGD, the circumstances of high violence and discrimination suffered by the Guarani-Kaiowá in their struggle for the right to land. This text records the main findings regarding the first stage of the research.

Keyword: Indigenous school education. Indicators. School Census.





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