UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO
HS968 – TEORIAS ANTROPOLÓGICAS II
2018.2, terças, 14-17hs
Prof. José Maurício Arruti
EMENTA
Este curso oferece aos alunos um aprofundamento nos estudos antropológicos, a partir de uma seleção de temas, autores e tendências teóricas centrais à constituição da disciplina. Propõe aos alunos percursos bibliográficos e busca capacitá-los a construir suas próprias aproximações e diálogos com a literatura antropológica.
BIBLIOGRAFIA
AULAS 1 – dia 11 de setembro
Apresentação do curso
AULAS 2 e 3 – dias 18 e 25 de setembro
WAGNER, Roy. 2010 [1975]. A Invenção da Cultura. São Paulo: Cosac Naif, 253 pgs.
AULA 4 – dia 02 de outubro
SAID, Edward W. 1990 [1978]. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras (Introdução, p. 13-40; Cap. 1 – O âmbito do Orientalismo, p. 41-120).
AULA 5 – dia 09 de outubro
APPIAH, Kwame Anthony. 1997 [1992]. Na Casa de Meu Pai – A Africa da filosofia da cultura.. Rio de Janeiro: Contraponto (cap. 1 – A invenção da áfrica, p. 19-52; Cap. 7 – O pós-colonial e o pós-moderno, p. 193-220; Cap. 9 – Identidades Africanas, p. 241-252).
AULA 6 – dia 23 de outubro
LATOUR, Bruno. 1994 [1991]. Jamais Fomos Modernos – ensaios de antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Ed. 34 (coleção Trans), 149 pgs.
AULA 7 – dia 30 de outubro (manhã)
GILROY, Paul. 2001 [1993]. O Atlântico Negro – modernidade e dupla consciência. Rio de Janeiro: Ed. 34 (Cap.1 – O Atlântico Negro como contra-cultura da modernidade, p. 33-100; Cap. 6 – “Uma história para não se passer adiante”: a memória viva e o sublime escravo, p. 351-416)
AULA 8 – dia 30 de outubro
HALL, Stuart. 2003. Da Diáspora – identidades e mediações culturais / Organização de Liv Sovik. Belo Horizonte: Ed. UFMG (Parte 1 – Controvérsias, p. 25-128)
AULA 9 – dia 05 de novembro (segunda)
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. 2010 [1985] . Pode O Subalterno Falar?. Belo Horizonte: Editora UFMG, 133p. https:// perspectivasqueeremdebate. files.wordpress.com/2013/10/ spivak-pode-o-subalterno- falar.pdf
DAS, Veena. Subaltern as persperctive. Subaltern Studies VI, 1989, 310-325
HARAWAY, Donna. 1995. Saberes Localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. cadernos pagu (5): pp. 07-41.
AULA 10 – dia 13 do novembro
OLUKOSHI, Adebayo & NYAMNJOH, Francis. 2011. “The Postcolonial Turn: An Introduction”. In: The Postcolonial Turn / René Devisch Francis Nyamnjoh (eds). Bamenda: Langaa Research and Publishing Common Initiative Group, p. 1-28.
MBEMBÉ, J.- Achille. 2001. “Introduction: Time on the Move”. In: On the postcolony. (Studies on the history of society and culture 41) Berkeley and Los Angeles, California: University of California Press, p. 1-23.
MUDIMBE, V. Y. 2013 [1988]. “Discurso de Poder e o conhecimento da alteridade”. In: A Invenção de África – Gnose, Filosofia e a ordem do conhecimento. Mangualde: Ed. Pedago, p. 15-42.
AULA 11 – dia 26 novembro (segunda)
MIGNOLO, Walter. Histórias Locais / Projetos Globais – colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 505 pgs.
AULA 12 – dia 27 novembro
MALDONADO-TORRES, Nelson. 2006. Pensamento crítico desde a subalteridade: Os estudos étnicos como ciências descoloniais ou para a transformação das humanidades
e das ciências sociais no século XXI. Afro-Ásia, 34, p. 105-129.
MALDONADO-TORRES, Nelson. 2008. “La descolonización y el giro des-colonial”. Tabula Rasa. Bogotá - Colombia, No.9, p. 61-72
MALDONADO-TORRES, Nelson. 2008. A topologia do Ser e a geopolítica do conhecimento. Modernidade, império e colonialidade. Revista Crítica de Ciências Sociais, 80, p. 71-114
AULA 13 – dia 03 dezembro (segunda)
TROUILLOT, Michel-Rolph.
Silenciando o passado: poder e a produção da história. Curitiba: huya, 2016. (Cap. 1 - O poder na estória, p. 19-63; Cap. 3 - Uma história impensável: a Revolução Haitiana como um não evento, p.121-179).
AULA 14 e AULA 15 – dia 04 de dezembro (manhã e tarde)
Apresentação e debate dos resumos dos trabalhos finais
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