sábado, 23 de fevereiro de 2019

Documentário "IV Encontro de Comunidades Quilombolas" (2006)




Acaba de ser disponibilizado no site de Koinonia o documentário "IV Encontro de Comunidades Quilombolas", sobre evento realizado em 2006, nas terras da comunidade quilombola de Preto Forro (RJ)". A produção passou 13 anos acessível apenas por meio físico e agora está disponível no site do Observatório Quilombola (link).



Os Encontros de Comunidades Quilombolas eram uma atividade regular da primeira fase do Projeto Egbé-Territórios Negros (2000-2003), realizado pela ONG Koinonia com recursos da Comunidade Econômica Européia. Os objetivos do projeto eram: formação em direitos e apoio jurídico, comunicação e elaboração de relatórios histórico-antropológicos, sobre comunidades remanescentes de quilombos dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
 
Para uma descrição do processo de elaboração, desenvolvimento deste projeto, associado a uma reflexão sobre o papel social do cientista social consultar WILLEMAN, E. M. ; ARRUTI, José Maurício Paiva Andion . Programa Egbé territórios negros: reflexões sobre um projeto de desenvolvimento local em base a identidade racial. O Social em Questão , v. 10, n. 18, p. 151-160, 2007. Disponível em: http://osocialemquestao.ser.puc-rio.br/media/v10n18a11.pdf


O IV Encontro de Comunidades Quilombolas atendidas pelo Projeto Etnodesenvolvimento Quilombola, realizado no mês de novembro de 2006, na comunidade de Preto Forro (Cabo Frio – RJ), encerrava um segundo ciclo de encontros, agora vinculados ao projeto Etnodesenvolvimento Quilombola, realizado por meio de convênio entre koinonia e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Iniciado em setembro de 2005, o projeto tinha por objetivo de consolidar e fortalecer as associações das comunidades quilombolas de Preto Forro, Ilha da Marambaia e Alto da Serra e promover a capacitação de sua população para a auto-gestão e para o desenvolvimento social, ambiental e culturalmente sustentável.

IV Encontro de Comunidades Quilombolas do estado do Rio de Janeiro. Data: 25 e 26 de novembro. Horário: 8-18hs. Local: Escola Agrícola Municipal Nilo Batista. Rodovia Amaral Peixoto (Trevo de Búzios), distrito de Tamoios, Cabo Frio – RJ.


Este evento, de 2006, reuniu pela primeira vez mais de cem representantes de diversas comunidades de todo o estado: Marambaia (Mangaratiba), Alto da Serra (Rio Claro), Santa Rita do Bracuí (Angra dos Reis), Sobara (Araruama), Santana (Quatis), Travessão de Campos e Barrinha (Campo dos Goytacazes) e Sacopã e Pedra do Sal (Rio de Janeiro). E serviu para fazer balanços e registros do processo de organização, mobilização e consenso em torno de demandas. O documentário, portanto, tem um caráter institucional, mas também registra um momento importante de amadurecimento da articulação entre as comunidades do estado, que vinha sendo promovida por diversos encontros regionais ao longo dos seis anos anteriores. 

Nele constam depoimentos de diversos participantes e entrevistas com as lideranças Miguel da comunidade de Santana (Quatis) e Uia da comunidade da Rasa (Búzios), sobre os temas Violência, Luta por reconhecimento, Memória e direitos, Cultura e identidade, e Mobilização. O documentário traz ainda a memória da viagem da "Campanha da Marambaia" até Brasília e a transcrição da "Carta de Cabo Frio - Recomendações às autoridades e órgãos públicos", resultado das discussões realizadas no evento.



IV Encontro de Comunidades Quilombolas: cor, 28'55''
Coordenação do projeto (1999-2006), produção e direção do documentário: José Maurício Arruti.
Produção: KOINONIA e Sumauma Produções
Disponível em: https://kn.org.br/oq/2019/02/11/iv-encontro-de-comunidades-quilombolas-preto-forro-rj/. Acessado em 23.02.2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário