IFCH – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Curso
Ciências Sociais - Integral
Disciplina
HZ069 - Raça, Etnicidade e Identidade
1º semestre de 2019, quintas, das 14:00 às 18:00,
sala IH09
Prof. José Maurício
Arruti
EMENTA:
Raça e etnicidade, como
conceitos e como articuladores de diferenças e identidades, indicam distintos
embates, como, por exemplo, entre biologia, cultura, e política. Contextualizar
estes conceitos, seus usos e embates científicos e políticos, serão os
objetivos desta disciplina.
PROGRAMA:
A “raça” está para a população negra ou
afrodescendente como a “etnia” está para a população ameríndia? Ou a raça está
para a desigualdade como a etnicidade está para a diversidade? Em que contextos
empíricos ou analíticos é possível pensar na racialização das populações
indígenas e na etnicização das populações afrodescendentes? Este curso foi
pensado como um panorama introdutório à articulação dos conceitos de raça e
etnia, tendo por referência o modo pelo qual eles sustentam uma antropologia
das populações negra e indígena na América. Para isso percorreremos alguns
textos importantes para a definição histórica e teórica desses conceitos, assim
como para a elucidação dos seus usos nos contextos social e intelectual brasileiros.
Em seguida buscamos entender como tais conceitos operam em discussões
contemporâneas centrais às Ciências Sociais, como mistura e hibridismo,
mobilidade e globalização, estado e classificações sociais, reconhecimento e
etnogênese. As leituras privilegiam textos teóricos ou que ofereçam uma
percepção abrangente dos temas abordados, mesclando antropologia, sociologia,
história e demografia.
METODOLOGIA:
O curso será ministrado pelo professor
responsável, assistido por dois monitores de pós-graduação (PEDs voluntários): Rosana
Meneses e German Moriones Polanía, ambos alunos de doutorado do PPGCS. As aulas
regulares serão divididas em duas partes:
A primeira parte (14:00-15:45) será dedicada
à aula expositiva do professor (eventualmente de convidado ou dos monitores), que
oferecerá uma síntese do tópico da aula e a contextualização dos autores e
textos selecionados para a sessão, sempre aberta à intervenção dos alunos.
A segunda parte (16-17:45) será dedicada à discussão
sistemática dos textos selecionados para a aula, tento por base as Fichas de
Leitura (FL) da bibliografia. As FL consistem em um roteiro geral padronizado
de leitura, que pode ser adaptado segundo as necessidades de cada aula, e que
devem ser preenchidas pelos alunos previamente, para serem entregues (digitadas
e impressas) ao final da aula em que foram discutidas. As FL têm, portanto, a tripla
função de servir como base à preparação do aluno para a aula, como item da
avaliação continuada do aluno e como memória sistemática dos debates sobre a
bibliografia do curso.
- A FICHA DE LEITURA consiste no seguinte roteiro padrão, para o registro, breve e em
tópicos, de aspectos centrais ao texto acadêmico em Ciências Sociais:
I - Elementos
descritivos:
1. Objeto (teórico ou analítico)
2. Objetivos
2. Objetivos
3. Empiria ou fontes
4. Estrutura da argumentação
5. Conclusões (explícitas)
II - Questões analíticas:
6. Conceitos centrais
7. Diálogos e debates
8. Síntese pessoal do aluno, incluindo dúvidas
e conexões para além do texto
PLANO DE
CURSO
A avaliação será feita com base em três
tópicos:
I. Entrega
das 13 FL, impreterivelmente na aula correspondente. Para efeitos da avaliação
serão consideradas apenas as 10 FL melhor avaliadas. As FL entregues e devidamente
preenchidas serão avaliadas como:
o
Insuficiente (0,25 pontos),
o
Suficiente (0,5 pontos),
o
Boa (0,75 pontos) e
o
Muito Boa (1 ponto);
II.
Apresentação do trabalho final, em data a ser definida na última aula. Os
trabalhos serão avaliados com notas de 0 a 10.
III.
Participação e contribuição efetiva nos debates em sala, incluindo o respeito à
ética acadêmica. Neste caso serão atribuídos pontos extra, conforme as
seguintes categorias de participação:
o
Suficiente (1 ponto),
o
Boa (2 pontos) e
o
Muito Boa (3 pontos)
A nota final resulta da média simples da nota
atribuída ao conjunto das Fichas de Leitura e ao trabalho final, à qual pode
ser acrescidos os pontos extras de participação.
NOTA
SOBRE ÉTICA ACADÊMICA:
O estudante deve saber portar-se
adequadamente em sala, com relação aos objetivos da Universidade, do seu
curso*, assim como em respeito pessoal e intelectual ao professor e aos seus
colegas de turma. O respeito intelectual não exclui divergência e discordância
de ideias, pelo contrário, as supõe. Assim, a prática do debate
aberto, mas respeitoso das posições, dos limites e do tempo dos demais colegas
e do professor é fundamental.
A pontualidade e a frequência também fazem
parte deste respeito, se atentarmos para o fato de a disciplina em geral e a
aula em particular estarem mais próximos de uma narrativa cumulativa do que de
um evento de fruição rápida e fragmentária. Pela mesma razão tal respeito
exclui o uso da sala de aula para outras práticas, como leitura de jornal,
comunicação por celular, ouvir música etc.
Finalmente, tal respeito se aplica também ao
uso de ideias e textos na produção de suas provas e trabalhos, o que exclui a
prática do plágio, ou seja, “a utilização de ideias ou formulações verbais,
orais ou escritas de outrem sem dar-lhe por elas, expressa e claramente, o
devido crédito, de modo a gerar razoavelmente a percepção de que sejam ideias
ou formulações de autoria própria”**. O plágio é considerado falta
gravíssima, implicando a atribuição de nota Zero na atividade em que for
identificado.
(*) Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em
Ciências Sociais, disponível em: http://www.ifch.unicamp.br/pf-ifch/public-files/graduacao/projeto-pedagogico-ciencias-sociais.pdf
(**) Código de Boas Práticas Científicas. FAPESP,
2014. Disponível em: http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf)
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