segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Disciplina Raça, Etnicidade e Identidade




IFCH – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Curso Ciências Sociais - Integral
Disciplina HZ069 - Raça, Etnicidade e Identidade
1º semestre de 2019, quintas, das 14:00 às 18:00, sala IH09
Prof. José Maurício Arruti


EMENTA:
Raça e etnicidade, como conceitos e como articuladores de diferenças e identidades, indicam distintos embates, como, por exemplo, entre biologia, cultura, e política. Contextualizar estes conceitos, seus usos e embates científicos e políticos, serão os objetivos desta disciplina.

PROGRAMA:
A “raça” está para a população negra ou afrodescendente como a “etnia” está para a população ameríndia? Ou a raça está para a desigualdade como a etnicidade está para a diversidade? Em que contextos empíricos ou analíticos é possível pensar na racialização das populações indígenas e na etnicização das populações afrodescendentes? Este curso foi pensado como um panorama introdutório à articulação dos conceitos de raça e etnia, tendo por referência o modo pelo qual eles sustentam uma antropologia das populações negra e indígena na América. Para isso percorreremos alguns textos importantes para a definição histórica e teórica desses conceitos, assim como para a elucidação dos seus usos nos contextos social e intelectual brasileiros. Em seguida buscamos entender como tais conceitos operam em discussões contemporâneas centrais às Ciências Sociais, como mistura e hibridismo, mobilidade e globalização, estado e classificações sociais, reconhecimento e etnogênese. As leituras privilegiam textos teóricos ou que ofereçam uma percepção abrangente dos temas abordados, mesclando antropologia, sociologia, história e demografia.

METODOLOGIA:
O curso será ministrado pelo professor responsável, assistido por dois monitores de pós-graduação (PEDs voluntários): Rosana Meneses e German Moriones Polanía, ambos alunos de doutorado do PPGCS. As aulas regulares serão divididas em duas partes:
A primeira parte (14:00-15:45) será dedicada à aula expositiva do professor (eventualmente de convidado ou dos monitores), que oferecerá uma síntese do tópico da aula e a contextualização dos autores e textos selecionados para a sessão, sempre aberta à intervenção dos alunos.
A segunda parte (16-17:45) será dedicada à discussão sistemática dos textos selecionados para a aula, tento por base as Fichas de Leitura (FL) da bibliografia. As FL consistem em um roteiro geral padronizado de leitura, que pode ser adaptado segundo as necessidades de cada aula, e que devem ser preenchidas pelos alunos previamente, para serem entregues (digitadas e impressas) ao final da aula em que foram discutidas. As FL têm, portanto, a tripla função de servir como base à preparação do aluno para a aula, como item da avaliação continuada do aluno e como memória sistemática dos debates sobre a bibliografia do curso.
- A FICHA DE LEITURA consiste no seguinte roteiro padrão, para o registro, breve e em tópicos, de aspectos centrais ao texto acadêmico em Ciências Sociais:
I - Elementos descritivos:
1. Objeto (teórico ou analítico)
2. Objetivos
3. Empiria ou fontes
4. Estrutura da argumentação
5. Conclusões (explícitas)
II - Questões analíticas:
6. Conceitos centrais
7. Diálogos e debates
8. Síntese pessoal do aluno, incluindo dúvidas e conexões para além do texto

PLANO DE CURSO




AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita com base em três tópicos:
I. Entrega das 13 FL, impreterivelmente na aula correspondente. Para efeitos da avaliação serão consideradas apenas as 10 FL melhor avaliadas. As FL entregues e devidamente preenchidas serão avaliadas como:
o        Insuficiente (0,25 pontos),
o        Suficiente (0,5 pontos),
o        Boa (0,75 pontos) e
o        Muito Boa (1 ponto);
II. Apresentação do trabalho final, em data a ser definida na última aula. Os trabalhos serão avaliados com notas de 0 a 10.
III. Participação e contribuição efetiva nos debates em sala, incluindo o respeito à ética acadêmica. Neste caso serão atribuídos pontos extra, conforme as seguintes categorias de participação:
o        Suficiente (1 ponto),
o        Boa (2 pontos) e
o        Muito Boa (3 pontos)
A nota final resulta da média simples da nota atribuída ao conjunto das Fichas de Leitura e ao trabalho final, à qual pode ser acrescidos os pontos extras de participação.

NOTA SOBRE ÉTICA ACADÊMICA:
O estudante deve saber portar-se adequadamente em sala, com relação aos objetivos da Universidade, do seu curso*, assim como em respeito pessoal e intelectual ao professor e aos seus colegas de turma. O respeito intelectual não exclui divergência e discordância de ideias, pelo contrário, as supõe. Assim, a prática do debate aberto, mas respeitoso das posições, dos limites e do tempo dos demais colegas e do professor é fundamental.
A pontualidade e a frequência também fazem parte deste respeito, se atentarmos para o fato de a disciplina em geral e a aula em particular estarem mais próximos de uma narrativa cumulativa do que de um evento de fruição rápida e fragmentária. Pela mesma razão tal respeito exclui o uso da sala de aula para outras práticas, como leitura de jornal, comunicação por celular, ouvir música etc.
Finalmente, tal respeito se aplica também ao uso de ideias e textos na produção de suas provas e trabalhos, o que exclui a prática do plágio, ou seja, “a utilização de ideias ou formulações verbais, orais ou escritas de outrem sem dar-lhe por elas, expressa e claramente, o devido crédito, de modo a gerar razoavelmente a percepção de que sejam ideias ou formulações de autoria própria”**. O plágio é considerado falta gravíssima, implicando a atribuição de nota Zero na atividade em que for identificado.

(*) Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Sociais, disponível em: http://www.ifch.unicamp.br/pf-ifch/public-files/graduacao/projeto-pedagogico-ciencias-sociais.pdf
(**) Código de Boas Práticas Científicas. FAPESP, 2014. Disponível em: http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf)

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