terça-feira, 6 de março de 2012

Pesquisa e docência na PUC-Rio (2007-2011)

Minha atuação em pesquisa, extensão e docência entre 2007 e 2011 na PUC-Rio se estruturou por meio do Lapf - LABORATÓRIO DE ANTROPOLOGIA DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO, criado com o objetivo estudar a diversidade dos processos socioculturais de produção e transmissão de conhecimento na sua relação com os processos de formação identitária e política. Nosso campo de interesse pode ser delimitado por meio da triangulação entre educação, processos de formação e políticas de reconhecimento.

DEFINIÇÕES
Na confluência entre Educação e Políticas de Reconhecimento [Clique aqui para suas definições] nos interessamos pelas questões relativas aos “processos de formação”, que aludem, simultaneamente três escalas e campos de análise distintos e interdependentes: 
(a) da “formação nacional”, que pautou e continua pautando a história do pensamento social brasileiro; 
(b) da constituição sócio-histórica dos grupos de identidade e ação política, de que falam a historiografia e a ciência política relativas à formação das classes e às lutas por reconhecimento, mas também de que fala a etnologia no caso dos processos de etnização e de etnogênese; e 
(c) dos processos de ensino e aprendizado, dos debates em torno da definição dos Currículo, da formação dos professores, da definição de projetos político-pedagógicos, da relação entre escola e comunidade, abordados pelas Pesquisas em Educação.


ATIVIDADES
Na prática, ao longo dos seus quatro anos de existência, o Lapf se dedicou a promover e sediar pesquisas junto às comunidades quilombolas do estado do Rio de Janeiro, cobrindo três áreas: Região dos Lagos, Litoral Sul e Região do Médio Paraíba (neste caso em colaboração com o NAPP da UFRRJ).
O Lapf concentrou seus interesses em alguns problemas concretos, como as formas locais e/ou tradicionais de produção e transmissão de conhecimento; a relação destas formas locais/tradicionais com os diferentes modelos e processos históricos de escolarização; e as demandas, debates e experiências acerca de modelos escolares novos, que respeitem e valorizem a diversidade (rural, étnica, sócio-cultural e de gênero), seus agentes, agências, proposições e embates.
Realizamos seminários sobre educação (um deles foi o primeiro de âmbito nacional sobre ‘educação quilombola’) e sobre a dramática situação de conflito vivida pela comunidade da Marambaia; nos envolvemos na reorganização do Observatório Quilombola [clique aqui] e na organização de bancos de dados com bibliografias e com fontes históricas (neste caso em parceria com o PET-História da PUC-Rio, sob coordenação da profa. Eunícia Fernandes) sobre comunidades quilombolas; e começamos a publicar e apresentar em seminários uns poucos textos que consideramos já poderem ser apresentados como resultados preliminares das pesquisas citadas acima. A parte disponível disso tudo está relativamente organizada no blog do laboratório [clique aqui]

ORIENTAÇÕES
Pelo programa DINTER PUC-Rio/UEPA, foram duas orientações de doutorado, defendidas em 2010, de Eunápio Dutra do Carmo e de Antônio Jorge Paraense da Paixão. Pelo Mestrado em Educação PUC-Rio foram duas orientações, de Vladimir Zamorano Alves defendida em 2010 e de Márcia Correa e Castro defendida em 2011. Na graduação orientei uma monografia de final de curso na História da PUC-Rio, de Roberto Castro de Lucena, defendida em 2011, e uma série de trabalhos de Iniciação Científica, quase todos associados à pesquisa da FAPERJ sobre educação quilombola. Algumas orientações que ainda estavam em curso foram interrompidas, duas delas sendo convertidas em coorientações. [Clique aqui para mais informações e para acessar os trabalhos completos].

PROJETOS

• O Caminho das Coisas: projeto político pedagógico para escola diferenciada a partir de uma antropologia dos objetos, Paraty/RJ. (FAPERJ 2008-2009)
- Aborda a situação de comunidades tradicionais no sul fluminense e seus processos de reorganização pedagógica a partir de uma abordagem antropológica, histórica e estética dos objetos de memória, de patrimônio e de inserção na modernidade.
Fonte: FAPERJ.
Coordenação: Profa. Carla Dias (Dep. De Artes/PUC-Rio)
Pesquisadores associados: José Maurício Arruti (PUC-Rio), Prof. Carlos André L. Côrtes(Dep. De Artes/PUC-Rio).

• O Quilombo vai à Escola: diversidade étnica, práticas escolares e políticas educacionais no estado do Rio de Janeiro (FAPERJ 2010-2011)
- Criação de subsídios para a implementação, no estado do Rio de Janeiro, da lei nº 10.639/03, tomando como caso as comunidades quilombolas do sul do estado do Rio de Janeiro (municípios de Rio Claro, Mangaratiba, Paraty e Angra dos Reis). São seus objetivos específicos: produzir material didático e paradidático sobre comunidades negras rurais e quilombolas no sul do estado do Rio de Janeiro, a partir de oficinas de memória nas escolas e posterior levantamento e registro dos relatos de memória coletiva
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• Panorama Quilombola do estado do Rio de Janeiro: Terra, Cultura e Educação (FAPERJ 2008-2011)
- Elaborar um amplo levantamento do estado atual do tema no estado do Rio de Janeiro, por meio de uma análise das condições e impactos desta política de reconhecimento, tanto no que diz respeito às dinâmicas locais de tais comunidades, quanto às políticas públicas propostas e incidentes sobre elas. Tal análise terá como foco três temas fundamentais: a regularização fundiária, o largo campo das chamadas manifestações culturais e a educação diferenciada.
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Sobre o Seminário promovido pelo projeto >> PROGRAMAÇÃO >> VÍDEOS

• Escola, memória e território quilombola na Região dos Lagos – apoio à implementação da Lei 10639/2003 e reflexão sobre uma proposta de educação diferenciada quilombola (FAPERJ 2011-2012)
- Realizar uma intervenção combinada de pesquisa e qualificação em parceria com a Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, situada no município de Cabo Frio/RJ, mas que atende alunos provenientes das comunidades quilombolas Preto Forro, Rasa, Caveira e Botafogo (que somam algo em torno de 80% do seu total de alunos). Estimulando a aplicação da Lei 10.639/03, por meio da qualificação dos professores e do subsídio à produção de material didático sobre as comunidades quilombolas em questão, com base na pesquisa sobre os conhecimentos tradicionais e as histórias, cultura e o cotidiano das atuais comunidades quilombolas da região e do país.
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• Panorama da Produção da Pós-Graduação do Departamento de Educação da PUC-Rio (1972-2008)
- Organização de um Banco de Dados com todo o acervo de dissertações e teses do Dep. EDU/PUC-Rio, a ser oferecido como suporte para registro e consulta em tempo real, assim como para análises históricas e sociológicas da produção do primeiro departamento de pós-graduação em educação do país.
Fonte:FAPERJ/Dep. PUC-Rio.
Coordenação: José Maurício Arruti (PUC-Rio).
Assistente de pesquisa: Thiago T. de Oliveira (Bolsista IC, graduação em Educação/PUC-Rio)
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Diagnóstico das Comunidades quilombolas baianas do Baixo Sul - Nilo Peçanha, Igrapiúna e Camamú/BA. (KOINONIA, 2009)
- Caracterização da situação sócio-econômica e escolar da população quilombola do litoral sul baiano (dados censitários, entrevistas nos órgãos oficiais dos três níveis da administração, entrevistas e oficinas com as comunidades) tendo em vista a produção de conteúdos didáticos voltados para a formação política da população local.
Fonte: Koinonia.
Coordenação: José Maurício Arruti (PUC-Rio)
Pesquisador associado: Natália Batista (Profa. Dep. Economia/USP)
Assistentes de pesquisa: Lúcia Helena, Ana Gualberto e Carla Siqueira Campos.
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