DEFINIÇÕES
Na
confluência entre Educação e Políticas de Reconhecimento [Clique aqui para suas definições] nos interessamos pelas questões relativas aos “processos
de formação”, que aludem, simultaneamente três escalas e
campos de análise distintos e interdependentes:
(a) da “formação nacional”, que pautou e continua pautando a história do pensamento social brasileiro;
(b) da constituição sócio-histórica dos grupos de identidade e ação política, de que falam a historiografia e a ciência política relativas à formação das classes e às lutas por reconhecimento, mas também de que fala a etnologia no caso dos processos de etnização e de etnogênese; e
(c) dos processos de ensino e aprendizado, dos debates em torno da definição dos Currículo, da formação dos professores, da definição de projetos político-pedagógicos, da relação entre escola e comunidade, abordados pelas Pesquisas em Educação.
(a) da “formação nacional”, que pautou e continua pautando a história do pensamento social brasileiro;
(b) da constituição sócio-histórica dos grupos de identidade e ação política, de que falam a historiografia e a ciência política relativas à formação das classes e às lutas por reconhecimento, mas também de que fala a etnologia no caso dos processos de etnização e de etnogênese; e
(c) dos processos de ensino e aprendizado, dos debates em torno da definição dos Currículo, da formação dos professores, da definição de projetos político-pedagógicos, da relação entre escola e comunidade, abordados pelas Pesquisas em Educação.
ATIVIDADES
Na prática,
ao longo dos seus quatro anos de existência, o Lapf se dedicou a promover e sediar pesquisas
junto às comunidades quilombolas do estado do Rio de Janeiro, cobrindo três
áreas: Região dos Lagos, Litoral Sul e Região do Médio Paraíba (neste caso em
colaboração com o NAPP da UFRRJ).
O Lapf concentrou seus interesses em alguns problemas concretos,
como as formas locais e/ou tradicionais de produção e transmissão de conhecimento;
a relação destas formas locais/tradicionais com os diferentes modelos e
processos históricos de escolarização; e as demandas, debates e experiências
acerca de modelos escolares novos, que respeitem e valorizem a diversidade
(rural, étnica, sócio-cultural e de gênero), seus agentes, agências,
proposições e embates.
Realizamos seminários sobre educação (um deles foi o primeiro de âmbito
nacional sobre ‘educação quilombola’) e sobre a dramática situação de conflito
vivida pela comunidade da Marambaia; nos envolvemos na reorganização do
Observatório Quilombola [clique aqui] e na organização de bancos de
dados com bibliografias e com fontes históricas (neste caso em parceria com o
PET-História da PUC-Rio, sob coordenação da profa. Eunícia Fernandes) sobre
comunidades quilombolas; e começamos a publicar e apresentar em seminários uns
poucos textos que consideramos já poderem ser apresentados como resultados
preliminares das pesquisas citadas acima. A parte disponível disso tudo está
relativamente organizada no blog do laboratório [clique aqui]
ORIENTAÇÕES
Pelo programa DINTER PUC-Rio/UEPA, foram duas orientações de doutorado, defendidas em 2010, de Eunápio Dutra do Carmo e de Antônio Jorge Paraense da Paixão. Pelo Mestrado em Educação PUC-Rio foram duas orientações, de Vladimir Zamorano Alves defendida em 2010 e de Márcia Correa e Castro defendida em 2011. Na graduação orientei uma monografia de final de curso na História da PUC-Rio, de Roberto Castro de Lucena, defendida em 2011, e uma série de trabalhos de Iniciação Científica, quase todos associados à pesquisa da FAPERJ sobre educação quilombola. Algumas orientações que ainda estavam em curso foram interrompidas, duas delas sendo convertidas em coorientações. [Clique aqui para mais informações e para acessar os trabalhos completos].
PROJETOS
• O Caminho das Coisas: projeto político pedagógico para escola diferenciada a partir de uma antropologia dos objetos, Paraty/RJ. (FAPERJ 2008-2009)
- Aborda a situação de comunidades tradicionais no sul fluminense e seus processos de reorganização pedagógica a partir de uma abordagem antropológica, histórica e estética dos objetos de memória, de patrimônio e de inserção na modernidade.
Fonte: FAPERJ.
Coordenação: Profa. Carla Dias (Dep. De Artes/PUC-Rio)
Pesquisadores associados: José Maurício Arruti (PUC-Rio), Prof. Carlos André L. Côrtes(Dep. De Artes/PUC-Rio).
• O Quilombo vai à Escola: diversidade étnica, práticas escolares e políticas educacionais no estado do Rio de Janeiro (FAPERJ 2010-2011)
- Criação de subsídios para a implementação, no estado do Rio de Janeiro, da lei nº 10.639/03, tomando como caso as comunidades quilombolas do sul do estado do Rio de Janeiro (municípios de Rio Claro, Mangaratiba, Paraty e Angra dos Reis). São seus objetivos específicos: produzir material didático e paradidático sobre comunidades negras rurais e quilombolas no sul do estado do Rio de Janeiro, a partir de oficinas de memória nas escolas e posterior levantamento e registro dos relatos de memória coletiva
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• Panorama Quilombola do estado do Rio de Janeiro: Terra, Cultura e Educação (FAPERJ 2008-2011)
- Elaborar um amplo levantamento do estado atual do tema no estado do Rio de Janeiro, por meio de uma análise das condições e impactos desta política de reconhecimento, tanto no que diz respeito às dinâmicas locais de tais comunidades, quanto às políticas públicas propostas e incidentes sobre elas. Tal análise terá como foco três temas fundamentais: a regularização fundiária, o largo campo das chamadas manifestações culturais e a educação diferenciada.
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Sobre o Seminário promovido pelo projeto >> PROGRAMAÇÃO >> VÍDEOS
• Escola, memória e território quilombola na Região dos Lagos – apoio à implementação da Lei 10639/2003 e reflexão sobre uma proposta de educação diferenciada quilombola (FAPERJ 2011-2012)
- Realizar uma intervenção combinada de pesquisa e qualificação em parceria com a Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, situada no município de Cabo Frio/RJ, mas que atende alunos provenientes das comunidades quilombolas Preto Forro, Rasa, Caveira e Botafogo (que somam algo em torno de 80% do seu total de alunos). Estimulando a aplicação da Lei 10.639/03, por meio da qualificação dos professores e do subsídio à produção de material didático sobre as comunidades quilombolas em questão, com base na pesquisa sobre os conhecimentos tradicionais e as histórias, cultura e o cotidiano das atuais comunidades quilombolas da região e do país.
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• Panorama da Produção da Pós-Graduação do Departamento de Educação da PUC-Rio (1972-2008)
- Organização de um Banco de Dados com todo o acervo de dissertações e teses do Dep. EDU/PUC-Rio, a ser oferecido como suporte para registro e consulta em tempo real, assim como para análises históricas e sociológicas da produção do primeiro departamento de pós-graduação em educação do país.
Fonte:FAPERJ/Dep. PUC-Rio.
Coordenação: José Maurício Arruti (PUC-Rio).
Assistente de pesquisa: Thiago T. de Oliveira (Bolsista IC, graduação em Educação/PUC-Rio)
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• Diagnóstico das Comunidades quilombolas baianas do Baixo Sul - Nilo Peçanha, Igrapiúna e Camamú/BA. (KOINONIA, 2009)
- Caracterização da situação sócio-econômica e escolar da população quilombola do litoral sul baiano (dados censitários, entrevistas nos órgãos oficiais dos três níveis da administração, entrevistas e oficinas com as comunidades) tendo em vista a produção de conteúdos didáticos voltados para a formação política da população local.
Fonte: Koinonia.
Coordenação: José Maurício Arruti (PUC-Rio)
Pesquisador associado: Natália Batista (Profa. Dep. Economia/USP)
Assistentes de pesquisa: Lúcia Helena, Ana Gualberto e Carla Siqueira Campos.
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